segunda-feira, 22 de outubro de 2007

REPRODUÇÃO ASSISTIDA, VALE A PENA?

Para os casais que não conseguem ter filhos e tem condições financeiras para criá-los, uma das alternativas é a reprodução assistida, porém o casal corre o risco de ao invés de um filho, nascerem quatro.
O Fantástico do dia 21/10/07 apresentou uma matéria sobre reprodução assistida. Mas, esqueceu de ressaltar que métodos de concepção também são obrigatórios segundo a Lei 9.263 do Planejamento Familiar de 12 de Janeiro de 1996.
Fiquem atentos! Lembrem-se que uma criança é muito importante para vir ao mundo sem ser planejada e querida.

Para ver a matéria clique aqui

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

NOTÍCIAS DO INTERIOR PAULISTA

Sorocaba, um exemplo!
Pesquisa comprova que a cidade de Sorocaba no interior de São Paulo está aderindo ao Planejamento Familiar. A taxa de natalidade foi reduzida a 47% em oito anos conforme publicado no site "Bom dia Sorocaba".

LEIA MATÉRIA NA ÍNTEGRA

São Bernardo do Campo lança projeto de cidadania para jovens

"o Projeto Contando História, que dará formação em cidadania e fará prevenção contra a gravidez na adolescência. O programa será realizado pela Fundação Criança de São Bernardo. Serão oferecidas 200 vagas e as inscrições devem ser feitas entre 22 e 26 de outubro."

INFORMAÇÕES DIVULGADAS PELO SITE REPÓRTER DIÁRIO

LEIA MATÉRIA NA ÍNTEGRA

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

MAIS UMA ATROCIDADE COMETIDA PELA FALTA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR

A dona de casa Sandra Rodrigues da Fonseca de 29 anos de idade atirou as duas filhas na cisterna. O crime aconteceu na cidade em Lameirão da Serra, na zona rural do município de Santo Hipólito. Joana Darc Rodrigues de quatro anos de idade não sobreviveu, Joyce Rodrigues de 6 anos foi salva pela avó.
Sandra alegou estar em depressão e sem condições financeiras para sustentar as crianças.

ATÉ QUANDO??????????????


LEIA MATÉRIA PUBLICADA PELO JORNAL O TEMPO NA ÍNTEGRA

"BRASIL É 91º DA LISTA EM RISCO DE MORTALIDADE MATERNA" - GLOBO ON LINE

Uma a cada 370 brasileiras corre o risco e morrer devido a complicações na gravidez ou no parto. Esse dado foi fornecido na matéria publicada pelo globo on line no dia 12 de outubro de 2007. Se para vocês o risco é baixo, compare com a Irlanda que morre uma a cada 47 mil mulheres grávidas.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

VANTAGENS DO PLANEJAMENTO FAMILIAR

É comprovado cientificamente que o Planejamento Familiar ajuda na redução da violência, pois uma criança que recebe todas as condições básicas de sobrevivência como saúde, educação e moradia dificilmente entram para o mundo do crime. Além disso, o planejamento familiar evita aborto e abandonos.

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas divulgada em matéria no site Globo.com
Obs.: Essa pesquisa foi publicada em junho no blog, mas vale a pena ver de novo.

"A gravidez indesejada é uma causa muito mais importante dos crimes violentos no Estado de São Paulo do que a desigualdade ou outros indicadores econômicos. Esta é a conclusão de um trabalho do economista Gabriel Hartung, em etapa final de elaboração. O estudo foi realizado com base na análise estatística de dados demográficos e econômicos de 643 dos 645 municípios de São Paulo.

Os resultados mostram que uma queda no número de crianças vivendo com mães solteiras diminuiria a taxa de homicídios três vezes mais do que reduções idênticas na desigualdade - e quatro vezes mais do que uma aceleração equivalente do crescimento econômico.

Assim, uma queda de 10% no número de filhos criados por mães solteiras provocaria uma redução de 5,1% na taxa de homicídios. Já uma diminuição de 10% na desigualdade reduziria a taxa de homicídios em apenas 1,7%. E uma aceleração de 10% no ritmo de crescimento econômico teria um efeito de 1,2% sobre os homicídios.

Segundo o pesquisador, o trabalho aponta o controle de natalidade como instrumento fundamental para o combate à criminalidade no Brasil."

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

DESEMPREGADA E 18 FILHOS

  • Cláudia Maria da Silva, ex-gari, 40 anos de idade, deu a luz ao 18º filho e resolveu fazer laqueadura.
  • Vive com três filhos, doze ficaram em Alagoas com familiares quando ela deixou o Estado, em 2001. Ela não mantém contato com eles. Duas meninas foram adotadas.
  • Adriely é o nome da recém-nascida fruto do relacionamento com um garoto de 15 anos, amigo do filho de Cláudia que tem 12 anos de idade.
  • Cláudia está desempregada e busca esperanças por meio do apresentador Gugu Liberato do SBT.

Os tópicos acima foram retirados de uma matéria na Folha on line. Parece mentira, mas retrata a realidade brasileira.

LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

NÃO AO ABANDONO!!!

Nos últimos 15 dias quatro crianças foram abandonadas em Minas Gerais, uma em Contagem, uma em Ibirité e duas em Patos de Minas. Nem todas tiveram o final feliz de Sofia, menina abandonada na porta de uma casa em Ibirité que foi adotada hoje.
Sabemos dessas quatro porque viraram notícia e as que não aparecem nos jornais?
A sociedade precisa se mobilizar a favor do Planejamento Familiar, por isso a VIDA DIGNA acredita que toda criança precisa ser planejada e desejada. A falta do planejamento acarreta muitas vezes em abortos e abandonos.
O que fazer para reverter essa situação? Como podemos ajudar?
Segue abaixo algumas dicas:
Divulgue a Lei 9.263 do Planejamento Familiar que garante o direito de cada cidadão a contracepção e concepção;
Cobre do governo atendimento eficaz nos postos de saúde;
Exija o fim da burocracia nas unidades de atendimento;
Solicite atendimentos em horários flexíveis, inclusive aos sábados;
Peça por melhores condições de trabalho para os médicos;
Cobre mudanças nos horários dos cursos de Planejamento Familiar oferecidos pelas Unidades de Atendimento, afinal uma mulher que trabalha fora de casa e cuida de seus filhos normalmente não consegue assistir aos cursos obrigatórios, pois não tem com quem deixar as crianças;
Exija anticoncepcionais e camisinhas nos postos de saúde.
Se todos colaborarmos o Brasil irá mudar.
Todos temos direito a uma Vida Digna.