quarta-feira, 8 de agosto de 2007

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ONG VIDA DIGNA


A ONG VIDA DIGNA, é uma associação sem fins lucrativos que existe desde 2004 e atualmente trabalha com a divulgação dos direitos de todos os cidadãos ao Planejamento Familiar.
Contribuir para que todas as pessoas tenham uma vida digna por meio da paternidade e maternidade responsáveis é a missão da ONG.
Nos dias 02 e 03 de agosto, a VIDA DIGNA participou do II Fórum Regional de Planejamento Familiar do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado pelo Governo do RS, Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e ONG BRASIL SEM GRADES. Cerca de 500 pessoas participaram do evento que obteve grande sucesso.
Um exemplo a ser seguido em outros estados!
Com a divulgação da lei 9.263 de Planejamento Familiar, o cidadão irá conhecer e exigir seus
direitos.
Quando as pessoas procuram um posto de saúde, não são atendidas adequadamente ou são submetidas a um sistema burocrático que só dificulta o processo. Além disso, não encontram
anticoncepcionais e até mesmo camisinhas em muitos postos. É obrigação do Estado fornecer por meio do SUS métodos contraceptivos e tratamentos para concepção, o que não vem sendo cumprido em algumas regiões.
No dia 05 de agosto o site Gazeta Digital publicou um artigo do Dr. Dráuzio Varella que
retrata exatamente a situação em que o país vive. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2006, 26% dos partos no Brasil foram em adolescentes. Além disso, uma pesquisa da FGV concluiu que uma das causas da violência em São Paulo é a falta do Planejamento
Familiar. Mas, como disse o Dr. Dráuzio Varella: “O que mais choca, no entanto, é que não é preciso formação acadêmica para avaliar a gravidade do problema; a realidade está a menos de um palmo de nossos narizes”.
A ONG VIDA DIGNA trabalhou por quatro anos doando métodos contraceptivos, foram mais de 4000 doações entre DIU, procedimentos cirúrgicos de vasectomia e laqueadura. Com isso, alguns médicos encaminhavam os pacientes direto para a ONG ao invés de mandá-los para os SUS devido à falta de burocracia. Mas, o número de pessoas que queriam ser beneficiadas aumentou consideravelmente e não tivemos condições de continuar com as doações. No mês de junho o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional do Planejamento Familiar que oferece concessão de descontos para compra de anticoncepcionais em farmácias populares. A campanha seria louvável se não fosse o fato de que esses anticoncepcionais por lei teriam que ser fornecidos gratuitamente.
Porém o primeiro passo foi dado, já que com essa Política, o planejamento familiar será mais divulgado e os cidadãos irão conhecer seus direitos e exigi-los.

Iremos disponibilizar no nosso site o material de divulgação para o Planejamento Familiar.

Visite-nos e participe!

Telefone: (031) 3297-1361
Site:
www.avidadigna.org.br
Blog: www.avidadigna.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Oii.. que tipo de financiamento tem essa Ong ?

Luis.Augusto Feris.Almeida disse...

O que faz a qualidade de vida de cada geração, no geral, ser pior que a da geração anterior?

Os religiosos se aproveitam dessa situação para dizer que é um problema moral ou religioso, angariando para si fundos e adeptos.

Entretanto, o problema moral não é a causa desses males, mas uma das consequências do aumento da população humana.

Tanto os bens naturais, quanto os potencialmente criados pelo Homem, são limitados.

Em consequência disso, quanto maior a população de um local, maior será a competição, o que causará mais stress, piorando, no geral, a qualidade de vida das pessoas.

Assim, considero a facilitação do Planejamento Familiar uma medida mais importante até que a Ecologia, uma vez que, de nada adiantará todos os esforços ecológicos se a população continuar crescendo.


Luis Augusto Feris Almeida
¨(lluisaug@yahoo.com.br)¨